-
Arquitetos: SuperLimão
- Área: 137 m²
- Ano: 2013
-
Fabricantes: A Lot Of, Atenua Som, Deca, Dpot, Fernando Jaeger Atelier, Futon Company, Leroy Merlín, Marcenária Távola Redonda, Marmoraria Pedra de Esquina, Portobello, Securit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no 11º andar do Edifício Copan, o apartamento assinado pelo SuperLimão Studio tinha como premissa integrar os ambientes. O desafio foi criar vãos no projeto, já que a estrutura existente não permitia transformar o apartamento em um loft.
A solução foi abrir ao máximo os vãos entre as paredes estruturais. A circulação ganhou fluidez, aumentou a ventilação cruzada e a iluminação que entra pelos dois lados do edifício.
A área social também aumentou com a criação de uma sala de tv a partir da ampliação de um dos três dormitórios. Um dos quartos e as salas de estar e TV estão na fachada da frente, com a proteção dos brises de concreto característicos do Copan. Já a cozinha, a sala de jantar e o segundo quarto foram instaladas na fachada dos fundos e contam com a luz natural dos elementos vazados que revestem o edifício – no entanto, vidros articulados foram adicionados para controlar o vento intenso no andar.
As paredes foram descascadas e o concreto foi exposto mostrando as marcas de fôrmas de madeira da concretagem. O forro de gesso foi removido evidenciando a solução estrutural do edifício, uma a laje nervurada que agora amplia a sensação de pé-direito do living.
As instalações elétricas ficaram aparentes em tubos de aço galvanizado que percorrem o teto e as paredes. A linguagem informal é reforçada nos interiores, na estante montada em estrutura de aço porta paletes, e na cozinha, com os armários de aço com pintura colorida.
A lavanderia, nos fundos, ocupa a área deixada pelo antigo quarto de serviço e é integrada à cozinha. Separando estes espaços um portão de chapa metálica perfurada que confere mais privacidade às áreas. E o banheiro de serviço no novo projeto tornou-se um lavabo para o apartamento.